sábado, 13 de fevereiro de 2016

um passeio por alguns dos principais santuários católicos nos arredores de Lisboa



Adilson Marques - asamar_sc@hotmail.com

Eu tenho um amigo espiritualista que diz se orgulhar de nunca ter entrado em uma igreja católica. Apesar de respeitar essa opinião, eu, ao contrário, tenho uma grande admiração pelas construções e me sinto agraciado pela energia que emanam. Talvez o fato de ter vivido uma possível encarnação como bispo, na virada do século XVII para o XVIII tenha alguma influência neste respeito e admiração que tenho pelos templos católicos, sobretudo, os franciscanos e os marianos.

Algumas pessoas dizem que sentem uma energia pesada nestes locais, principalmente os que foram construídos durante a Idade Média. Mas eu não sinto nada de negativo neles.

E aproveitando uma recente viagem para Lisboa, onde ministrei cursos de apometria e algumas palestras, aproveitei para conhecer um pouco destes "pontos de luz". E o início da jornada foi na bela cidade de Santarém, distante  80 km de Lisboa, onde residem cerca de 30 mil privilegiadas pessoas. Lá, visitei as ruínas do castelo de Santarém, hoje um parque público, e de onde se tem uma bela vista da cidade, e também o convento de São Francisco e a igreja gótica de Nossa Senhora da Graça (de Santo Agostinho) onde se encontram os restos mortais de Pedro Alvares Cabral.  A catedral estava fechada e não foi possível conhecer o seu interior, assim como outras igrejas, entre elas a de Santa Clara.  

convento de São Francisco, em Santarém.

Castelo de Santarém

Castelo de Santarém

Voltando para Lisboa, a segunda parada foi na cidade de Coruche, famosa pela exportação de cortiça, e localizada às margens do rio Sorraia, o que favorece a plantação de um saboroso arroz. Lá residem cerca de 5 mil pessoas. A igreja de Nossa Senhora do Castelo é um dos mais importantes santuários marianos de Portugal. Recebe esse nome por ter sido erguida em um local onde antigamente havia um castelo. E de lá se tem uma vista maravilhosa do rio Sorraia e das pontes em degradê que tornam mais bela a paisagem local. 

interior da Igreja de Nossa Senhora do Castelo




vista de Coruche e das pontes pintadas em degradê
igreja Nossa Senhora do Castelo


No dia em que lá estive, a igreja estava fechada, mas uma senhora simpática que podava as roseiras abriu a porta para que eu conhecesse a igreja por dentro.

Continuando o passeio, e voltando por Almada, uma cidade que fica do outro lado do rio Tejo, uma parada obrigatória é em Sesimbra. Lá se localiza o cabo Espichel, o castelo de Sesimbra e o santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel. 
cabo Espichel, em Sesimbra

Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel.

castelo em Sesimbra

Como fazia muito frio, não dava coragem de visitar a praia do Meco, onde se pratica o naturismo. Fica para uma visita durante o verão.

E encerrando o passeio, na bela cidade de Almada, onde me encantei com o transporte coletivo, não há como não visitar o santuário nacional do Cristo Rei de onde se tem uma bela imagem do Rio Tejo e de Lisboa. 
Santuário de Cristo Rei, em Almada

E de Almada para Lisboa, basta atravessar a ponte.
ponte que liga Almada à Lisboa
Se a pessoa estiver de carro, este passeio pode ser feito em um dia e outros locais podem ser também visitados. Mas uma coisa é fato: vai voltar com a alma resplandecente pela energia mariana da região e de outros santos.

mapa com um possível roteiro para se fazer o passeio acima

Nenhum comentário:

Postar um comentário